Jardim de infância de Estrebuela

Jardim de infância de Estrebuela
Bem-vindos ao nosso Blog

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Chegou o Outono! O que fazer durante o fim de semana?

O Outono chegou no passado dia 23 de Setembro pelas 03:30h e agora como preencher os fins de semana dos mais pequenos?
Apesar de ainda podermos "usufruir" das atividades ao ar livre, chegarão em breve os dias em que a chuva e  frio se vão fazer sentir e por isso se torna mais difícil  ocupar o tempo das crianças. Existem para isso enumeras atividades que associam a diversão ao ócio educativo. Escolher atividades esquecedoras para fazer em família é uma boa opção e por isso aqui ficam algumas sugestões. 

Serralves: Programa Famílias


05 Outubro , 10h00-13h00


Oficina :PEQUENOS RATINHOS NA CIDADE
Pequenos ratinhos farão as delícias dos mais curiosos. Crânios e mandíbulas desvendarão o seu apetite por insetos ou sementes. Mas quem comeu quem? Corujas atentas não os deixam escapar! Nesta teia da vida, vamos analisar regurgitações de rapinas, analisar pinhas e pegadas e testar conhecimentos num jogo-desafio. Preparados?

Conceção: Rita Rocha (Mundo Científico, Lda.)
Acesso: funcionamento contínuo; entrada e participação gratuitas
Local: Lagar (Parque) 


Casa da Música : workshops primeiros sons

Pequenos Piratas: 05 de Outubro











Sinopse:Após muitas lutas, o Capitão Barba Rija, mestre de guitarradas e sonoridades estrambólicas, e a Pirata Esmeralda, artista de cantorias e bailarico, fazem as pazes. Juntos vão conduzir os piratinhas numa caça ao tesouro cheia de peripécias, tempestades ruidosas e (en)cantos de sereias.








quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Dia Nacional do Pijama

Vamos Participar? O que acham da ideia?
 
 
 
 

O que é o Dia Nacional do Pijama?

"Dia Nacional do Pijama® é um dia solidário feito por crianças que ajudam outras crianças.
Neste dia, as crianças até aos 6 anos (este ano, alargado também a um número limitado de crianças do 1º ciclo), nas escolas e instituições participantes, de todo o país, vêm vestidas de pijama para a escola e passam, assim, o dia, em atividades educativas e divertidas, até regressarem a casa.
O Dia Nacional do Pijama® realiza-se a 20 de novembro de cada ano.
Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que "uma criança tem direito a crescer numa família".
O Dia Nacional de Pijama® é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida®."
 
 
Veja aqui a Apresentação :
 

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Programa Famílias no Auditório da Casa da Cultura de Paredes

No próximo dia  28 de Setembro pelas 16h.
 
"Bzzzoira Moira"
 
 
"As lendas de mouras encantadas e seres fantásticos povoam todo o país. No norte do país conheço de perto, desde criança, algumas histórias que se contam sobre estes locais. Esta é a história sobre um poço negro que dizem esconder um tesouro guardado por uma moura encantada por um feitiço… Durante a noite a jovem chora, enquanto se penteia, mas durante o dia é transformada num animal que afugenta o aguadeiro a caminho do poço, onde vai buscar água ...Este é o início de uma extraordinária história. À noite quando percorro as ruas recordo que cada recanto esconde uma lenda, que esconde um mistério, que revela um pouco de nós, da nossa identidade e cultura."

Informações:
  • Público - alvo: maiores de 4 anos
  • Lotação: 181 Lugares
  • Preço:1€ (crianças até aos 12 anos gratuito)
  • Reserva de bilhetes: Casa da Cultura de Paredes - 255 780 446
  • Horário para reservas: segunda a sexta das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Após reserva de bilhetes terá que proceder ao seu levantamento até às 17h30 do dia 26 de setembro

Mais informações em: http://www.cm-paredes.pt/VSD/Paredes/vPT/Publica/Agenda/Eventos/Programa+Famílias_28+setembro_2014.htm

terça-feira, 16 de setembro de 2014

O meu primeiro dia no Jardim de Infância

Placard que pintamos " SÓ Para Pais!"

No primeiro dia no Jardim de Infância pintamos as nossas mãos num placard. Foi muito divertido e gostamos muito!
Agora não se esqueçam de ler com atenção para ficarem a saber mais sobre o Jardim de Infância.



"SÓ para Pais" - Por Eduardo Sá.


1. "Proibido insultar o jardim-de-infância chamando-lhe "escolinha". Em primeiro lugar, porque é uma escola. Em segundo, porque todas as escolas ganhavam se ligassem Brincar com aprender.

2. É proibido que os pais imaginem que o jardim-de-infância serve para aprender a ler e contar. Ele é útil para aprender a descobrir os sentimentos. Para aprender a imaginar e a fantasiar. Para aprender com o corpo, com a música e com a pintura. E para brincar. Uma criança que não brinque deve preocupar mais os pais do que se ela fizer uma ou outra birra, pela manhã ao chegar.

3. O jardim-de-infância assusta as crianças sempre que os pais – como quem sossega nelas os medos deles por mais um dia de jardim-de-infância - lhes repetem: " Hoje vai correr tudo bem!"

4. Os pais estão proibidos de despedir-se muitas vezes das crianças, ao chegarem todos os dias. E é bom que se decidam: ou ficam contentes por elas correrem para os amigos ou ficam contentes por elas se agarrarem ao pescoço deles, com se estivessem prestes a ser abandonadas para sempre.

5. É proibido que as crianças vão dia-sim dia-não ao jardim-de-infância. E que vão, simplesmente, quando os seus caprichos infantis vão de férias. E que não vão " só porque sim". O jardim-de-infância não é um trabalho para os mais pequenos. É uma bela oportunidade para os pais não se esquecerem que se pode amar o conhecimento, namorar com a vida, nunca ser feliz sozinho e brincar, ao mesmo tempo.

6. No jardim-de-infância não é obrigatório comer até à última colher; nem dormir todos os dias. E não é nada mau que uma criança se baralhe e chame pai/mãe ao educador/a (ou vice-versa).

7. Os pais estão obrigados a estar a horas quando se trata duma criança regressar a casa. Prometer e faltar devia dar direito a que os pais fossem sujeitos classificados como tendo necessidades educativas especiais.

8. Os pais não podem exigir aos filhos relatórios de cada dia de jardim-de-infância. Mas estão autorizados a ficar preocupados se as crianças forem ficando mais resmungonas, mais tristonhas ou, até, mais aflitas, sempre que regressam de lá. E estão, ainda, autorizados a proibir que o jardim-de-infância só se abra para eles durante as festas.

9. O jardim-de-infância é uma escola de pais. E um lugar onde os educadores são educados pelas crianças. Um lugar onde todos se educam uns aos outros não é uma escola como as outras. É um jardim-de-infância.

10. Um dia, num mundo mais amigo das crianças, todas as escolas serão jardins-de-infância!"

(Se quizerem ler mais alguns artigos sobre este Psicólogo Clínico, Psicanalista e Professor de Psicologia clínica podem aceder este link: http://www.paisefilhos.pt/index.php/opiniao/eduardo-sa )