Jardim de infância de Estrebuela

Jardim de infância de Estrebuela
Bem-vindos ao nosso Blog

quinta-feira, 20 de março de 2014

Poema para o PAI


Projeções Diretas



Bruno Munari
"Será possível compreender como funcionam, na comunicação visual, a fantasia, a invenção, a criatividade e a imaginação? Saber quais as suas relações com a inteligência, com a memória? Descobrir como nascem as ideias? São estas as questões para as quais Munari tenta no seu livro “Fantasia, invenção, criatividade e imaginação na comunicação visual” encontrar resposta, através de uma argumentação clara e da profusa reunião de exemplos visuais, conhecidos e desconhecidos. Mas tenta também, e principalmente, no que é aliás uma constante da sua obra, abrir novos caminhos ao desenvolvimento da criatividade, mantendo-a ágil, aberta e atuante, numa palavra, viva".  Uma das suas propostas são as Projeções Diretas.

Mas o que são as Projeções Diretas?

É uma técnica através da qual podemos projetar vários tipos de objetos e outros elementos, numa tela ou numa parede, em grande dimensão. Para a realizar precisamos de um projetor de slides. Para além do projetor de slides, também precisamos de fazer caixilhos com cartão e acetato.

Depois, apenas precisamos de recolher elementos naturais: cascas de cebola, pequenas folhas de árvore, pétalas, etc. e muitos outros materiais que possam proporcionar um efeito interessante quando projetado em grandes dimensões, numa tela ou parede.

domingo, 9 de março de 2014

“Tantos animais e outras lengalengas” para folhear e repetir - Renascença

Clique aqui e saiba um pouco mais acerca deste livro : “Tantos animais e outras lengalengas” para folhear e repetir - Renascença

Lengalenga 1,2,3, Lá na loja do chinês.

Esta semana trabalhamos a lengalenga " 1,2,3, lá na loja do Chinês do livro "Tantos animais e outras lengalengas de contar”, de Manuela Castro Neves, com ilustrações de Yara Kono. Através desta lengalenga, com estrofes relacionadas com a matemática, as crianças aprendem os números de uma forma mais lúdica.


"1,2,3, lá na Loja do Chinês
3,2,1, há muitas latas de atum.

4,5,6, há coloridos papéis
6,5,4, e toda a espécie de sapato.

7,8,9,há chapéus quando chove
9,8,7, e rodas de trotinete.

10,11,12, mas  a portinha  fechou-se
12,11,10, hei-de voltar outra vez!"

   
 Para trabalhar esta lengalenga  os meninos mais velhos fizeram um registo individual.




     




Os mais novos fizeram o registo colectivo.